INOVAÇÃO

Semantix e ABRIA criam selo de governança em IA

Certificação busca criar padrão nacional alinhado a marcos regulatórios.

01 de dezembro de 2025 - 13:46
Leonardo Santos, CEO da Semantix (Foto: Divulgação)

Leonardo Santos, CEO da Semantix (Foto: Divulgação)

A Semantix, empresa paulista especializada em big data, analytics e inteligência artificial, se uniu à Associação Brasileira de Regulação e Ética em Inteligência Artificial (ABRIA) para lançar o Selo ABRIA de Governança de IA, criando um padrão nacional de governança acerca da tecnologia alinhado a marcos regulatórios como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A iniciativa surge da convergência entre o propósito da Semantix em tornar a IA mais transparente, auditável e confiável e o papel da ABRIA como entidade técnica independente na validação de boas práticas éticas. 

De acordo com a Semantix, a ideia é ajudar as empresas a se adequarem para estarem aptas a receber o selo de certificação, transformando a governança em um diferencial competitivo e não em um entrave à inovação.

O selo será conferido às organizações que concluírem a implementação dos mecanismos de governança previstos no produto Safetix, módulo de governança em IA da suíte Semantix AI, e que tiverem conformidade validada pela auditoria independente e imparcial da ABRIA.

Em segmentos sensíveis e regulados, como financeiro, saúde, telecomunicações, varejo e setor público, a certificação representa ganhos tangíveis em reputação, confiança e redução de riscos legais.

O processo de certificação contempla três dimensões centrais: avaliação, com diagnóstico inicial e assessment de maturidade em governança de IA, estruturação, para definição de políticas, papéis, responsabilidades e controles, e implementação, com integração técnica via Safetix e auditoria com comitê técnico multidisciplinar sem envolvimento comercial.

Sediada em São Paulo, a Semantix está no mercado desde 2010 com foco em big data, analytics e inteligência artificial. A empresa atua na América Latina e nos Estados Unidos, tendo escritórios também em Miami, Cidade do México e Bogotá.

No total, são mais de 700 clientes, entre eles Bradesco, Cielo, Vivo, Carrefour e Cargill.

A Associação Brasileira de Regulação e Ética em Inteligência Artificial, mais conhecida como ABRIA, é uma entidade dedicada a articular o ecossistema nacional de inteligência artificial unindo empresas, instituições de ensino, governo e sociedade. 

Fundada em 2017, quando um grupo de 16 empresas se reuniu para criar a associação, a ABRIA busca fomentar o desenvolvimento sustentável da IA no país, estimulando a troca de informação e a capacitação de mão de obra especializada.