STARTUP

Synape capta R$ 500 mil com Senai

Plataforma gaúcha conecta compradores e fornecedores.

01 de outubro de 2025 - 16:17
Thiago Pinto (CTO), à esquerda, Gabriel Giacomet (CEO) (Foto: Divulgação)

Thiago Pinto (CTO), à esquerda, Gabriel Giacomet (CEO) (Foto: Divulgação)

A Synape, plataforma SaaS projetada para conectar compradores e vendedores, captou R$ 500 mil através do Smart Factory, programa nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Fundada em 2024, a Synape tem sede em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Sua solução permite que compradores lancem suas demandas no sistema, que automaticamente os conecta com milhares de fornecedores do produto procurado.

A partir disso, as negociações ocorrem por leilão anônimo, de forma a garantir a competitividade dos participantes.

As transportadoras também podem integrar o ecossistema da Synape, enviando propostas e usufruindo de um canal adicional para captação de novos clientes.

Conforme reporta o GZH, a ferramenta tem cerca de 90 fornecedores já cadastrados e está sendo testada na Master Power, uma empresa de São Marcos.

“O aporte irá impulsionar o desenvolvimento da nossa plataforma, um ecossistema B2B que conecta de forma inteligente e transparente, algo inédito na forma como empresas negociam hoje”, afirma Gabriel Giacomet, CEO e fundador da Synape. 

Desde que foi criado, em 1942, o SENAI já realizou mais de 73 milhões de matrículas em cursos que vão da iniciação profissional, passando por cursos técnicos até a pós-graduação tecnológica. A Rede conta com 26 institutos de inovação e 58 institutos de tecnologia.

O Smart Factory do SENAI é um programa que faz parte da Plataforma Inovação para a Indústria, que visa apoiar a adoção de tecnologias da Indústria 4.0 pelas micro e pequenas empresas do Brasil por meio de recursos financeiros e técnicos.

Através de chamadas públicas, o programa financia projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) que resultam em soluções tecnológicas para aumentar a produtividade industrial e conecta empresas com instituições de ciência e tecnologia, como os Institutos SENAI de Inovação.