
Marcus Nobre, fundador e CEO da uCondo e especialista em Inteligência Artificial. Crédito: MMG Media
A uCondo, plataforma paranaense de administração de condomínios, desenvolveu internamente a Móra, uma assistente virtual capaz de lidar com questões jurídicas, administrativas, financeiras e comportamentais dentro dos condomínios em tempo real.
Contando com uma estrutura de agentes de IA proprietários, a solução conta com uma camada personalizada de LangChain (biblioteca de desenvolvimento que facilita a criação de aplicativos baseados em LLMs) e RAG (técnica que melhora a capacidade dos LLMs de gerar respostas mais precisas e informadas).
Segundo a empresa, a Móra foi treinada com base nas leis vigentes no Brasil, nas legislações correlatas e no regulamento interno do condomínio, além de compreender o contexto social da pergunta, dando respostas acuradas.
Hoje, a IA atende, para além de clientes da uCondo, qualquer usuário que consultá-la pelo WhatsApp.
Nos últimos meses, a Móra já trocou mais de 29 mil mensagens com pessoas de todo o país.
Segundo dados da startup, 18% das interações são pedidos de criação de comunicados, 17% são dúvidas sobre legislação e normas condominiais e 11% envolvem vendas, nas quais a IA facilita a contratação de serviços para o condomínio em questão.
Fundada em 2015 por Marcus Nobre (CEO), Léo Mack (COO), Juliano Corso (CTO) e Ivan Benkendorf (PM) em Curitiba, a uCondo é uma plataforma de tecnologias para gestão para os processos administrativos e financeiros dos condomínios.
Sua solução reúne funcionalidades como comunicação entre síndicos e moradores, além de automações financeiras voltadas para administradoras de condomínios.
Hoje, a companhia atende mais de 6 mil condomínios, com mais de 620 mil usuários no aplicativo, e faz parte do Órbi Conecta (BH), o principal hub de inovação de Minas Gerais.