Rakky Curvelo, senior marketing manager da HubSpot Brasil (Foto: Divulgação)
Se tem uma coisa que 2025 já deixou bem clara, é que é o ano em que está tudo mudando, muito rápido, o tempo inteiro. O marketing digital, como um todo, principalmente os times de conteúdo, está vendo uma nova solução todos os dias, às vezes mais de uma. SEO, AEO, GEO são siglas para todo o lado. E enquanto ainda tentamos entender o que fazer com essas mudanças, os números já estão aí, gritando por atenção.
Há um número que exige atenção imediata e está redefinindo estratégias em todo o mundo. 60% das buscas no Google terminaram sem um único clique. Mais da metade das pessoas que pesquisaram algo no Google não clicaram em nenhum resultado. Ao invés disso, encontraram respostas diretas nos assistentes de IA do próprio buscador ou migraram para ferramentas como ChatGPT, Gemini e Perplexity.
Com essa revolução nada silenciosa acontecendo e a queda dos números sendo apontada por todas as direções, os profissionais de growth, marketing digital e SEO estão perdendo o sono faz uns meses. Como a única constante é a mudança, essa é a hora perfeita para se adaptar.
Otimizando para AEO: os primeiros passos
Answer Engine Optimization (AEO), ou Otimização para Mecanismos de Resposta, consiste basicamente em criar conteúdo pensando em como a inteligência artificial vai interpretar, resumir e apresentar as informações. Trata-se de uma evolução do tipo de otimização utilizada no SEO tradicional, adaptada para aparecer não apenas nos resultados de busca, mas também nas ferramentas de IA.
A diferença está no objetivo: enquanto o SEO busca posicionar o conteúdo para ser encontrado por meio de buscadores, o AEO trabalha para que o conteúdo faça parte da resposta que os modelos de linguagem LLM (em inglês, large language model) oferecem aos usuários. Isso não é futuro. É agora.
Empresas que implementaram estratégias de AEO já reportam resultados significativos. Dados* apontam que ferramentas de IA podem gerar até 27% do tráfego total de um site, com 30% a mais de interações do que modelos tradicionais de busca por palavras-chave.
Esses ganhos expressivos são para deixar qualquer profissional de Growth impressionado, não é mesmo? Times de marketing têm investido pesado em se aperfeiçoar para a otimização por AEO e aprender a criar e a gerenciar o conteúdo para essa nova era. As mudanças não são tão assustadoras: basta modificar o como e para quem fazemos o nosso trabalho de otimização de conteúdo, considerando tanto interações humanas quanto interações com máquinas.
O "x" da questão é que, apesar de já termos resultados expressivos em algumas frentes, muita coisa ainda é experimentação. A gente testa, ajusta, erra, aprende. Se você já estava por aí quando a revolução da busca começou e as estratégias de SEO surgiram para ajudar pessoas a otimizar o conteúdo de seus sites, bom, estamos nessa era de novo, mas agora é com IA. Por isso, vale muito a pena estar nessa conversa agora, enquanto o jogo ainda se define.
O que posso garantir depois de meses mergulhada nisso? AEO não substitui SEO. As estratégias se complementam. Imagine que você precisa dedicar um pouco mais de tempo à sua otimização de SEO para olhar para outra persona que vai consumir seu conteúdo: as IAs. Essas ferramentas estão mudando drasticamente a forma como as pessoas encontram informações, interagem com o mundo, com marcas, com notícias e com o mundo digital. E se a empresa não aparecer nas IAs do momento, ela simplesmente não existe nesse novo mundo.
E agora?
Quase uma década atrás, eu comecei a ouvir falar da famosa transformação digital. E, nos últimos 10 anos, não houve nenhum momento em que as coisas mudassem tão rápido e com tanto impacto. Estar onde o seu público está, onde as conversas estão acontecendo, ganhou uma nova dimensão que ainda estamos todos tentando entender: as ferramentas de IA.
A boa notícia é que você não precisa reinventar a roda, precisa ajustar o curso. E quanto antes começar, melhor posicionado estará quando AEO se tornar tão essencial quanto SEO é hoje. Minha pergunta final: sua empresa já está sendo citada por IAs quando seus potenciais clientes fazem perguntas sobre sua área? Se você não sabe a resposta, talvez seja hora de descobrir.
*Por Rakky Curvelo é Senior Marketing Manager da HubSpot Brasil, responsável por Brand, PR e AEO. Com mais de 18 anos de experiência em marketing digital e comunicação, atualmente lidera estratégias de posicionamento de marca na era da inteligência artificial.