Leonardo Lamachia, presidente da OAB-RS.
A OAB-RS quer que o WhatsApp ofereça um certificado digital exclusivo para advogados no aplicativo, mediante cadastro com reconhecimento facial e outros mecanismos de segurança.
A medida faz parte de uma lista de sugestões da entidade gaúcha para a Meta, entregue por meio de uma notificação judicial nesta semana.
O motivo é o golpe do falso advogado, um dos mais populares no momento, que como tantos outros, tem no WhatsApp o seu meio favorito.
Outras medidas propostas pela OAB-RS incluem um Canal de Denúncias Prioritário para a OAB e seus inscritos em funcionamento 24 horas por dia, o bloqueio de números denunciados, além de campanhas de conscientização coletiva efetivas de informação.
Vale destacar que uma notificação judicial é apenas uma comunicação entre duas partes intermediada pelo Judiciário. A chave do assunto é que fica um registro de que o destinatário foi informado, com validade jurídica.
Um dos motivos para se fazer isso é poder dizer em um processo judicial posterior “eu avisei”.
No golpe do advogado, um criminoso se faz passar por um profissional defendendo alguém próximo da vítima, pedindo uma transferência de dinheiro por algum motivo urgente.
O golpe pode ser aprimorado pelo fato de alguns processos serem públicos, o que permite uma história mais elaborada por parte do golpista.
“No caso dos golpes que utilizam nomes e dados de advogados legítimos, os profissionais também sofrem com a perda de sua credibilidade e da confiança do cliente. Por isso, esses crimes afetam a advocacia de todo o país e exigem cuidado das autoridades e das empresas”, afirma o presidente da OAB-RS, Leonardo Lamachia.
Parece pouco provável que a Meta faça algo em um primeiro momento, porque as medidas propostas pela OAB-RS geram custos, e poderiam ser demandadas por outras categorias que também são vítimas de golpes.
