Empreendimentos da Direcional Engenharia - Foto: Divulgação
A Direcional Engenharia, construtora com foco em empreendimentos populares, otimizou o processo de gestão de comissões e remunerações de três mil corretores com a solução da startup Split C, especializada em soluções automatizadas para gestão de remuneração variável.
A construtora vinha enfrentando desafios com processos manuais e planilhas complexas, que, além de consumirem tempo operacional, aumentavam o risco de erros ao lidar com diferentes tipos de contratos e pagamentos aos colaboradores.
A solução da Split C eliminou sete mil linhas de código no comissionamento em cerca de um mês e meio, sem a necessidade de uma virada total (“big bang”) dos sistemas existentes.
A ferramenta passou a gerenciar processos de comissionamento de colaboradores internos, de prestadores de serviços e imobiliárias, além de gerar relatórios personalizados em tempo real e sistemas de auditoria com históricos detalhados e conformidade legal.
O sistema também foi integrado a CRMs e ao setor financeiro, que passou a cruzar informações e liberar comissões aos corretores assim que identificado o pagamento do cliente, além de alimentar a base de cálculo do aplicativo “Bora Vender”, utilizado pelos corretores, que passaram a acompanhar em tempo real quando e quanto irão receber.
“Aqui na empresa temos muitas particularidades e eles têm sido flexíveis em fazer as adequações necessárias. Fazem basicamente uma customização na implantação, diferente de outras plataformas de prateleira com as quais já trabalhei, que são totalmente travadas”, destaca Vanuza Silva, coordenadora de comissões da Direcional.
De acordo com a Direcional, a solução da Split C conseguiu atender regras complexas e variadas por empresa, empreendimento, SKU ou persona, eliminou pontos únicos de falha, reduziu o risco operacional associado a planilhas e gerou impacto direto na produtividade e na motivação das equipes de vendas.
No mercado desde 1981 e com sede em Belo Horizonte, a Direcional Engenharia atua predominantemente nos segmentos de habitação popular e médio padrão e em programas habitacionais federais.
A empresa é considerada uma das maiores construtoras do país, presente em vários estados brasileiros, tendo acumulado mais de 200 mil unidades entregues ou incorporadas.
A Split C foi fundada em 2020, na cidade de São Paulo, pelos irmãos Gabriel e Lucas Segers Fabro, ambos com experiência no setor bancário.
Gabriel atuou como Tech Lead no Itaú e System Software Engineer no Santander, e Lucas como Software Developer no Santander.
A startup desenvolveu uma plataforma que integra cálculos de comissões, bonificações e pagamentos de parceiros e colaboradores de forma automatizada, conectando-se a sistemas como ERPs e CRMs.
A empresa conta com 66 colaboradores e, em cinco anos de operação, automatizou mais de R$ 10 bilhões em remuneração variável e atendeu mais de 200 empresas em todo o país, entre elas Movida, L’Occitane, Direcional Engenharia e Boston Scientific.
