.png?w=730)
Companhia tem o Fundo Samambaia como seu maior acionista individual (Foto: Divulgação)
A Light, empresa distribuidora de energia elétrica que atende o estado do Rio de Janeiro, implementou o 4tax, suíte fiscal da Seidor, multinacional espanhola de tecnologia que fornece soluções na área de consultoria de software e serviços de TI.
Tendo em vista o seu segmento de atuação, a companhia teve necessidade de que os dados fiscais e as apurações de tributos fossem feitas de forma automatizada para garantir a confiabilidade das informações.
Com o intuito de abranger ainda mais funcionalidades ao módulo fiscal, a distribuidora atualizou a ferramenta para a entrega da nova Declaração Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-REINF), que contempla obrigações relativas às contribuições sociais e previdenciárias.
Ao longo do processo, foram feitos acompanhamentos semanais da evolução para que fossem identificadas eventuais inconsistências sistêmicas ou demandas de atualização de versão de layouts pela Receita Federal.
Segundo Fábio Nogueira, analista tributário da Light, a implementação da solução ocorreu em tempo hábil para atender as necessidades da empresa.
"O 4tax nos possibilitou melhorar o processo de análise da escrituração fiscal e conciliação contábil dos tributos retidos na fonte, bem como apurá-los com assertividade, uma vez que o processo passou a ocorrer de forma automatizada", avalia Nogueira.
Diante da conclusão do projeto, a companhia afirma ter obtido mais segurança nos processos que passaram a ocorrer de forma sistêmica, permitindo que ela cumprisse as obrigatoriedades de forma automatizada.
A Light fornece energia para 31 dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, com um total de 7 milhões de consumidores de energia elétrica.
Privatizada em 1996, a companhia tem o Fundo Samambaia como seu maior acionista individual, com 20,01% de participação. Atualmente, 70% dos papéis estão com sócios minoritários.
Este ano, a empresa entrou oficialmente com um pedido de recuperação judicial que compreende obrigações de aproximadamente R$ 11 bilhões.
A Seidor está no Brasil desde 2013 e tem bastante capilaridade no país, com 1,5 mil profissionais em escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Vitória, Goiânia, Recife, Curitiba, Florianópolis e Ribeirão Preto.
A empresa trabalha com tecnologias de fabricantes como Salesforce, IBM, Microsoft e SAP.
No Brasil, a Seidor tem projetos em S/4, C/4H, Ariba e Successfactors e tem uma base importante de implementação do ERP para pequenas e médias Business One, totalizando mais de 200 entregas no país.