CANAL

Prefeitura de São Paulo tem chatbot no WhatsApp

Tecnologia da Metasix é utilizada para atender 11 tipos de solicitações.

07 de dezembro de 2023 - 18:51
Foto: Deposit Photos.

Foto: Deposit Photos.

A prefeitura de São Paulo está utilizando um chatbot desenvolvido pela Metasix, empresa paulista especializada em tecnologia de atendimento multicanal, para realizar atendimentos pelo WhatsApp.

Em 2022, a companhia venceu a licitação para implantação do chatbot, que foi lançado em outubro deste ano como “Chat SP 156”. Por meio da ferramenta, a prefeitura oferece 11 serviços. 

Em 30 dias de uso, o chatbot atingiu um total de 92,72 mil interações. 

Destas, 80% das solicitações concentraram-se em quatro áreas: avaliação de calçadas e praças para fins de poda ou remoção de árvores; pedidos de remoção de entulhos; solicitação de tapa-buraco; e atendimento social de pessoas em situação vulnerável.

No período, o chatbot atraiu uma média diária de 1.076 interações aos sábados e domingos, 1.239 em dois feriados ocorridos no período, e uma procura aproximada de 3,7 mil nos dias da semana.

Mensalmente, a prefeitura processa 200 mil requisições de informações e serviços, incluindo os atendimentos pelo Whatsapp, Portal da Prefeitura, aplicativo SP 156 e Central Telefônica. 

Segundo a Secretaria de Inovação e Tecnologia, o serviço por WhatsApp não significa a descontinuidade de canais suportados por colaboradores. O chat tem a alternativa de solicitar um atendente humano por voz ou por vídeo.

Fundada em 2010, a Metasix é uma empresa de software, serviços, games e tecnologia voltada para o relacionamento com o cliente.

Com sede em São Paulo, lista 77 funcionários em seu LinkedIn e já processou 48 milhões de solicitações em clientes como Metrô de São Paulo, Sesc, Coleta Ambiental, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e Unesco.