TRABALHO

Senai cria IA para impulsionar carreira de brasileiros

Com tecnologia da Google Cloud, plataforma analisa currículos e identifica lacunas.

16 de dezembro de 2025 - 12:35
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) desenvolveu uma nova plataforma gratuita de inteligência artificial com tecnologia da Google Cloud para ajudar profissionais a construírem carreiras alinhadas às demandas do mercado de trabalho brasileiro.

O processo começa com o envio do currículo e o preenchimento de informações básicas sobre o histórico profissional e acadêmico. 

Em seguida, o usuário responde a questionários de múltipla escolha sobre aspirações, objetivos profissionais, competências técnicas e habilidades para o ambiente do trabalho.

Com base nesse diagnóstico, a solução indica cursos que aproximam estudantes e trabalhadores dos perfis mais reconhecidos pela indústria. 

A plataforma sinaliza também áreas em expansão no mercado que se relacionam com o perfil profissional do candidato para apontar possíveis trajetórias. 

Isso faz com que o usuário receba um direcionamento para carreiras com maior probabilidade de sucesso e oportunidades de vagas disponíveis no mercado, incluindo vagas publicadas no Google Jobs.  

Ao final, a plataforma gera um resumo executivo com as habilidades identificadas, pontos de melhoria e avanços observados. 

O painel principal apresenta a evolução das competências ao longo do tempo e oferece recomendações personalizadas de conteúdos de formação profissional e oportunidades de emprego. 

Entre as novas funcionalidades previstas para os próximos meses estão orientação para elaboração de currículos, sugestões de trilhas de aprendizagem personalizadas com base na biblioteca de cursos do Senai e mentoria on-line.

Desde que foi criado, em 1942, o Senai já realizou mais de 73 milhões de matrículas em cursos que vão da iniciação profissional, passando por cursos técnicos até a pós-graduação tecnológica. A Rede conta com 26 institutos de inovação e 58 institutos de tecnologia.